quarta-feira, 16 de outubro de 2013

12 dicas para valorizar o professor do seu filho

Entenda porque o professor do seu filho merece ser valorizado e conheça algumas ações simples que ajudam a garantir isso


25/09/2013 16:35
Texto Laura Parisi
Educar
Foto: Marcella Brioto
Foto: O professor é o responsável por incentivar o aluno a ler, escrever e conhecer
O professor é o responsável por incentivar o aluno a ler, escrever e conhecer

professor é o grande protagonista do ensino. Sem a interação dele com os alunos, o processo de aprendizagem não é otimizado. Para pesquisadores de diversas áreas, não há dúvidas de que o papel do professor é determinante para obom desempenho escolar dos alunos. Quanto melhor for o desempenho do professor, melhor será o desempenho do aluno. Outros fatores - como escolaridade dos pais, infraestrutura escolar, acesso a materiais didáticos também influenciam a aprendizagem, claro, mas a qualificação do professor é o que mais impacta no êxito do aluno.



O professor pode, por exemplo, proporcionar condições para alargar os horizontes da vida de um aluno, estimulando, por exemplo, o gosto pelo conhecimento. Ele dá para os alunos o exemplo de que estudar é bom e vale a pena. Ele ainda estimula o pensamento critico e a leitura do mundo.



É muito importante que este profissional seja e se se sinta valorizado. É o que mostra o exemplo de países como a Finlândia que tem um dos melhores sistemas de ensino do mundo. "Lá, o professor tem papel de destaque na sociedade. Tanto que os melhores alunos das melhores escolas têm esta como a primeira opção de carreira", diz Amábile Mansutti, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). 



A equação da valorização docente envolve."Salário inicial atraente, bons planos de carreira, formação inicial e continuada e boas condições de trabalho são fundamentais", explica Marli André, professora da PUC-SP. Tudo isso, porém, é da alçada dos gestores públicos. Mas a família também pode fazer sua parte.
O Educar para Crescer entrevistou essas duas especialistas e Pamela Mason (Harvard) para destacar 12 ações que contribuem para dar aos mestres a importância que eles merecem:

Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Respeitar o professor

Ensine seu filho a respeitar o professor - afinal, ele será seu grande parceiro no processo de aprendizagem

2. Ser um aluno aplicado

Estimule que seu filho tenha postura de estudante (respeitar os horários de entrada e saída e manter cadernos organizados, por exemplo).

3. Escutar os colegas

Oriente seu filho a sempre ouvir o professor e os colegas.

4. Valorizar o professor

Valorize o professor sem qualquer preconceito de gênero, idade, raça etc. E lembre-se que ele estudou e se preparou para exercer sua função.

5. Mostrar interesse

Demonstre interesse pelo trabalho do professor, sem cobrança excessiva.

6. Participar da educação do seu filho

Frequente as reuniões e os demais eventos na escola (saraus, festas, eventos esportivos etc).

7. Ser amigo do professor

Estabeleça uma parceria com ele, acompanhando a formação do seu filho.

8. Exercer seus direitos

Reivindique uma escola em boas condições (trabalhar e estudar em um ambiente limpo, organizado e com boa infraestrutura é crucial).

9. Informar-se sobre a escola

Procure saber se a escola oferece formação continuada a ele.

10. Apoiar as ideias do professor

Aprecie as iniciativas do professor, como a ideia de reunir as produções das crianças em um livro ou de fazer uma apresentação para a comunidade.

11. Educar não é só na escola

Compreenda que os papéis da escola e da família são complementares - cabe à primeira favorecer o desenvolvimento das capacidades da garotada e à segunda, acolhê-los num ambiente provedor e afetivo.

12. Importar-se com política

Eleja governantes comprometidos com a causa da valorização docente.

Fonte:
Original em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/dicas-valorizar-professor-755175.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário