sábado, 19 de outubro de 2013

30 ferramentas online gratuitas para a educação

Seja você um professor, estudante ou pai não perca 30 ferramentas online gratuitas para a educação que podem ajudar os alunos a aprimorar o aprendizado

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Se você é estudante e está em busca de novas ferramentas para aprimorar seus estudos, não deixe de conferir 30 ferramentas online gratuitas
As ferramentas separadas a seguir podem servir para os mais diversos públicos. Se você é professor, elas podem ser úteis como complementações dos conteúdos estudados em classe, tornando a aula mais dinâmica e envolvente. Caso você tenha filhos em idade escolar, é possível alargar o alcance da educação tradicional com os seguintes recursos. Se você é estudante e está em busca de novas ferramentas para aprimorar seus estudos, também não deixe de conferir. Aproveite 30 ferramentas online gratuitas para a educação:






YouTube EDU
No YouTube EDU diversas instituições de ensino (do primário ao ensino superior) contribuem com a divulgação de vídeos educacionais e aulas em diversas áreas de conhecimento.

Dyscover
O Dyscover é uma das poucas ferramentas educacionais abertas na internet que atende especificadamente crianças com deficiências de aprendizado. Ela disponibiliza diversas estratégias para o ensino de letras, números e vocabulário, em inglês.

Kids.net.au
O Kids.net.au é uma ferramenta de busca específica para crianças com conteúdo seguro. Disponibiliza dicionários, tradutores, enciclopédias, etc.

FunBrain.com
Com conteúdo em inglês, o FunBrain.com é um local onde as crianças podem facilmente passar horas com jogos educacionais, livros interativos e diversos outros recursos com seus personagens e assuntos favoritos.

ToonDo
A ferramenta ToonDo pode ser facilmente usada pelos alunos para fazer histórias em quadrinho e criar seus próprios livros.

Scratch
O Scratch foi desenvolvido pelos programadores do MIT com uma linguagem específica para que as crianças possam criar seus próprios desenhos, jogos, histórias interativas e muito mais. Com conteúdo em português, ele possui uma página exclusiva com sugestões de uso para educadores.

San Diego Zoo Kids
Um dos zoológicos mais populares dos Estados Unidos desenvolveu um portal especial para as crianças amantes de animais com atividades, jogos, informações de carreira, vídeos e muito mais com tudo o que é preciso saber sobre os bichos.

Free Rice
O site Free Rice promete doar alimentos para nações empobrecidas a cada resposta correta. Além de aprender sobre diversos conteúdos e treinar seu inglês, ele também possibilita que os estudantes aprendam lições de cidadania.

Kids@Random
O site Kids@Random oferece atividades, jogos, competições, vídeos e muito mais com os personagens mais queridos dos alunos mais novos e adolescentes. Possui ainda conteúdos específicos para professores e bibliotecários.

KidsKnowIt.com
O portal KidsKnowIt.com reúne diversos sites com recursos para educação como filmes, músicas e jogos que são gratuitos.

Languagegames.org
Disponível em cinco idiomas diferentes (inglês, espanhol, francês, alemão e italiano), com o Languagegames.org é possível aprender e exercitar outros idiomas.

Khan Academy
O Khan Academy possui mais de 3 mil vídeos-aula sobre diversos assuntos e em níveis diferentes de dificuldade. Conheça mais sobre essa iniciativa aqui.

Founding Dreams
Com conteúdos em português, o site Founding Dreams disponibiliza diversos recursos e atividades para diferentes áreas acadêmicas, principalmente matemática.

Fisher-Price Online Games & Activities
Voltado para um público mais novo, o site oferece atividades como resolução de problemas, músicas, letras e números, saúde e mais.

Bill Nye the Science Guy
O site disponibiliza diversas atividades de ciências e matemática, com instruções para projetos que podem ser feitos em casa e outros recursos.

Piano Lessons 4 Children
A idealizadora do projeto, Maria Miller, disponibiliza no Piano Lessons 4 Children diversos conteúdos para iniciantes, como aulas de piano, exercícios, aulas sobre compositores famosos e teoria musical.

ChessKIDS Academy
Desenvolvido para pessoas em nível básico de conhecimento e crianças, o site ensina todos os conteúdos básicos do xadrez, fomentando o pensamento crítico e a habilidade de resolver problemas e estratégias.

The Stacks
O site disponibiliza atividades com personagens famosos, como Harry Potter, para promover o engajamento dos estudantes em literatura e outras áreas.

National Geographic Kids
Com o mesmo foco apresentado nos conteúdos para alunos mais velhos, o National Geographic Kids foi desenvolvido especialmente para o público mais jovem com atividades sobre animais, ecossistemas, cultura e muito mais.

Documentary Heaven
O portal disponibiliza diversos conteúdos com documentários educacionais sobre diversos assuntos.

Learn English
Oferecido pelo British Council, o site oferece diversos conteúdos exclusivos e divertidos que podem ajudar você a aprimorar suas habilidades em inglês.

Tux Paint
O Tux Paint tem como objetivo ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades artísticas e tecnológicas em atividades gratuitas e divertidas.

Platinum Arts Sandbox 3D Game Maker
O site desafia adultos e crianças a desenvolverem seus próprios jogos de computação em casa.

GettyGames
O Museu J. Paul Getty, localizado em Los Angeles, oferece o portal GettyGames com diversas atividades de artes para todos os gostos.

Internet Archive
A maior biblioteca online do mundo oferece diversos recursos como vídeos, imagens, artigos e outros materiais educacionais.

Robert Krampf: The Happy Scientist
Nem todos os conteúdos oferecidos são gratuitos, mas mesmo assim ainda é possível conferir alguns recursos sem custos. Explore os posts com vídeos, fotos, imagens e outros conteúdos.

SnagFilms
O portal SnagFilms disponibiliza filmes e documentários sobre os mais diversos assuntos e faixas etárias.

TED
O TED oferece gratuitamente vídeos de celebridades, acadêmicos e personalidades famosas sobre os mais diversos assuntos.

Open Culture
Não importa o assunto ou o nível de domínio, o Open Culture possui conteúdos gratuitos educacionais e acadêmicos sobre praticamente tudo.

Stellarium
Disponível para praticamente todos os programas operacionais, o Stellarium é um planetário tridimensional online.



10 aplicativos grátis para Android que ajudam você a estudar

Aprender fora da sala de aula nunca foi tão fácil. Confira alguns aplicativos grátis para Android para melhorar seu inglês, treinar matemática e organizar seus estudos


imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Confira plataformas para que você possa estudar matemática, literatura e até mesmo astronomia sem ter que se preocupar com lições de casa
O período de férias é cheio de oportunidades. Você tem mais tempo para se divertir, viajar, e é claro, para aprender. Estar longe da sala de aula permite que o aluno aprenda de maneira mais dinâmica e a partir de suas próprias necessidades e interesses. Os aplicativos para Android listados a seguir oferecem plataformas para que você possa estudar matemática, inglês e até mesmo astronomia sem ter que se preocupar com lições de casa ou tarefas monótonas.




Confira 10 aplicativos grátis para Android na hora de estudar:


1) Test Your English Vocabulary
Esse aplicativo, chamado em português “Teste seu vocabulário inglês”, ajuda você a aprender palavras essenciais da língua inglesa de duas maneiras: você pode relacionar as palavras com seu significado ou os significados com as palavras. Cada teste possui 10 perguntas e cada questão possui quatro alternativas. Pode ser usado por estudantes que estão se preparando para provas como o TOEFL.

2) Math Practice Flash Cards
É um jogo divertido onde você pode praticar operações de adição, subtração, divisão e multiplicação. Você pode testar todas as suas habilidades em velocidades diferentes e refazer questões que foram perdidas. O aplicativo armazena seu tempo e mantém controle para que você amplie seu processo de aprendizagem.

3) TED
O aplicativo disponibiliza palestras de especialistas e celebridades de todas as áreas: educação, tecnologia, medicina, negócios e músicos. Infelizmente, ainda não disponibilizam legendas em português.

4) NASA
O aplicativo oficial da NASA disponibiliza uma coleção de imagens incríveis, vídeos, informações sobre missões atuais, notícias, mapas e até mesmo uma rádio. Há ainda detalhes sobre os trabalhos atuais da NASA, integração com as redes sociais Facebook e Twitter, informações sobre os lançamentos e contagem regressiva.

5) Riddle This
Aplicativo que disponibiliza cerca de 600 charadas (em inglês) em sete categorias diferentes: lógica, matemática, clássico, difícil, fácil, antigos e quebra-cabeças. Além disso, você pode optar pela charada aleatória, que disponibiliza uma opção entre todas as categorias.

6) 123s ABCs Handwriting Fun SET
Esse aplicativo é ideal para crianças que estão em fase de alfabetização. Ele permite que as letras sejam traçadas em cima de um modelo. Além disso, também oferece as opções de números, formas geométricas e maiúsculas ou minúsculas. É possível ouvir as letras e outros elementos em inglês para treinar a pronúncia.

7) SparkNotes
Esse aplicativo é ótimo para os amantes da literatura inglesa. Ele oferece guias de estudo de literatura, Shakespeare, poesia, drama, filosofia e mais. Você pode acessá-lo online ou fazer o download para acesso offline. É possível fazer o check-in para compartilhar sua localização com outros usuários e começar um grupo de estudos diretamente de seu celular.

8) Origami
O aplicativo Origami ajuda você a fazer as famosas dobraduras de papel, originárias do Japão e populares em todo o mundo. As explicações são simplificadas e com passo a passo em 3D para que você possa fazer várias figuras diferentes como flocos de neve e diversos animais.

9) Assignment Planner
Mantenha o controle de prazos para lições de casa, projetos, cursos, notas e outros trabalhos. Você pode organizar o aplicativo a partir dos cursos ou das datas, programar lembretes para notificar você quando o prazo estiver se aproximando e marcar os resultados quando estiver finalizado.

10) Perfect Ear
Pouco conhecido, esse aplicativo é muito prático para quem deseja aprimorar as habilidades musicais. Feito para leigos e profissionais, disponibiliza sete tipos de exercícios, uma ferramenta de visualização de escala e vários tipos de instrumentos.



Autor: Universia Brasil

8 ferramentas do Google para a educação

O Google possui diversas ferramentas úteis tanto para estudantes, quanto para professores. Veja oito dicas que podem ajudar você a utilizá-lo


imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Aplicações como o Google Earth, Google Acadêmico, Notícias e iGoogle podem ajudar você a ensinar e a aprender
O Google vai muito além da simples busca na internet. Ele disponibiliza diversas ferramentas que podem ser úteis tanto para estudantes, quanto para professores e profissionais da educação. Aplicações como o Google Earth, Google Acadêmico, Notícias e iGoogle podem ajudar você a ensinar e a aprender. Para aproveitar ainda mais essas ferramentas, confira as dicas a seguir.





Google Acadêmico
Você pode usar o Google Acadêmico para pesquisas e estudos mais aprofundados em diversas áreas como biologia, literatura, comunicação, psicologia, etc. Use essa fonte como consulta para trabalhos e outras tarefas.

Google Sky
Uma verdadeira aula de meteorologia e astronomia por ser feita a partir da ferramenta Google Sky, do Google Earth.
iGoogle
O iGoogle permite que você e seus alunos mantenham todas as informações mais importantes ao alcance de um clique. Caixa de entrada dos e-mails, temperatura, notícias, agenda, entre outras ferramentas ficam disponíveis em uma única página pessoal.

Notícias
O Google Notícias possibilita que você encontre diferentes fontes de notícias de vários lugares diferentes do planeta em uma única página.
Busca personalizada
Com a ferramenta de busca personalizada você pode criar um motor de buscar especialmente feito para suas necessidades.
Google Earth
As possibilidades nessa aplicação são inúmeras. Com o Google Earth você pode estudar os oceanos e outros locais em 3D, por exemplo.
Grupo de estudos
Em um grupo de estudos do Google você pode colaborar e interagir com seus colegas de classe.
Google Code University
Com o Google Code University você pode aprender mais sobre ciências da computação por meio de conteúdos em licença Creative Commons.

Autor: Universia Brasil

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Geekie desenvolve plataforma gratuita para ajudar estudantes a se preparem para o Enem

O Geekie Games oferece um plano de estudos personalizado de acordo com o perfil do participante

Getty Images
Getty Images
Professores também podem acompanhar o desempenho de seus alunos
A Geekie, empresa brasileira que atua com educação e tecnologia e parceira doCatraca Livre, lançou a plataforma Geekie Games – O Desafio do Enem. O projeto visa ajudar os estudantes a se prepararem para o Exame, por meio de um plano de estudos personalizado de acordo com o perfil de cada pessoa.
Para participar, é preciso se inscrever no site e indicar qual o curso e a faculdade que têm interesse. A próxima etapa é a realização de uma avaliação de diagnóstico, elaborada com base na Teoria de Respostas ao Item (TRI), mesma utilizada pelo Enem, para definir os pontos fracos e fortes de cada participante.
Depois, será desenvolvido um plano de estudo e, por último, uma avaliação final.
A cada etapa realizada, o estudante acumula pontos e pode melhorar sua posição no ranking da competição.
Além dos estudantes, o Geekie Games foi pensado também para os professores, que terão acesso ao diagnóstico de seus alunos e ao o desempenho e evolução de cada um deles durante o game. Esse acompanhamento visa aprimorar o trabalho realizado em sala de aula.
Conheça o Geekie Games e bom estudo.

6 atitudes que você precisa tomar antes de sua graduação

Em um curso de graduação, saber como aproveitar ao máximo e garantir uma boa experiência é essencial. Confira 6 atitudes que você precisa tomar antes de se formar


6 atitudes que você precisa tomar antes de sua graduação
Crédito: Shutterstock.com
Mesmo com tantas responsabilidades, não esqueça de se divertir e aproveitar os anos em que estiver na universidade

Um curso de graduação exige muita responsabilidade e comprometimento, já que é a partir desse momento que você começará a realmente ter contato com seu futuro profissional, passando por diversas experiências importantes de aprendizado. Por isso, é importante que você saiba as atitudes corretas para aproveitar esse período de sua vida ao máximo.








Confira 6 atitudes que você precisa tomar antes de sua graduação:

1. Envolver-se
Estar envolvido com o seu curso é essencial para obter um bom desempenho e começar a desenvolver sua carreira mesmo enquanto ainda é um universitário. Por isso, além de se esforçar durante as aulas, procure participar de atividades extras relacionadas ao seu curso.

2. Network
O período que você passar em uma universidade pode ser ideal para conhecer novas pessoas. Tente deixar a timidez de lado e se comunicar com a maior quantidade de alunos possível. Conversar com os professores também é uma ótima atitude e ajuda a ampliar seu network.

3. Visitar o centro de carreiras
Procure pelo centro de carreiras de sua faculdade ou alguma área específica que possa direcionar os alunos quanto às opções que eles têm para o futuro. Pergunte sobre vagas disponíveis para estágios ou empregos efetivos que possam ser adequados para você e comece a desenvolver seu futuro profissional.

4. Estagiar
Ter um estágio durante um curso de graduação é essencial para adquirir experiência. Dessa maneira, além de ter contato direto com pessoas que trabalham na mesma área que você e de poder entender como funciona sua profissão na prática, você também passa a compreender como é a competição no mercado de trabalho.

5. Organizar seus perfis online
Compartilhar fotos e relatos de momentos divertidos com seus amigos não é errado. Porém, é importante que você verifique se o conteúdo que tem disponibilizado em suas redes sociais é adequado para a análise de recrutadores de empresas para as quais você pode trabalhar. Por isso, atualize seus perfis online, excluindo o que for necessário e acrescentando informações essenciais sobre sua vida profissional.

6. Divertir-se
Mesmo com tantas responsabilidades, não esqueça de se divertir e aproveitar os anos em que estiver na universidade. Conheça pessoas novas, faça amizades e tenha momentos de lazer.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Chinesa de 94 anos processa filhos por não tomarem conta dela

Do UOL, em São Paulo
  • Eugene Hoshiko/AP
    Zhang Zefang, 94, está vivendo temporariamente com seu filho mais novo e sua nora
    Zhang Zefang, 94, está vivendo temporariamente com seu filho mais novo e sua nora
Uma chinesa de 94 anos processou seus filhos porque eles não tomavam conta dela. A Justiça ordenou que três dos quatro filhos de Zhang Zefang devem fazer um rodízio e abrigar a própria mãe em casa por quatro meses ao ano cada um.
Além disso, um dos filhos deve dar uma mesada de cerca de R$ 22 para a idosa. Por fim, os quatro serão obrigados a dividir todos os custos médicos de Zhang.
A idosa afirmou que nunca teve a intenção de processar seus filhos Zhou Mingde, 71, Zhou Yinxi, 68, Zhou Gangming, 56, e Zhou Yunhua, 54. No entanto, a idosa ficou sem escolha.
"Nunca realmente parei para pensar se meus filhos tomariam conta de mim quando eu ficasse velhinha. Estava muito focada em cuidar deles", contou Zhang que, temporariamente, está vivendo com seu filho mais novo e sua nora.
Apesar da decisão judicial, a chinesa ainda não recebeu um centavo da mesada que Yinxi é obrigado a pagar. 
A decisão da Justiça chinesa foi tomada após uma mudança na lei, ocorrida em julho, que determina que os filhos devem ajudar os país emocionalmente e financeiramente.
Na prática, isso significa que os pais podem ir à Justiça caso não sejam visitados pelos filhos.
Segundo a Justiça chinesa, mais de mil pais já processaram seus filhos na China nos últimos 15 anos. (Com AP)



Uerj oferece atividades gratuitas de Dançaterapia



Integrando a dança e a psicologia, a dançaterapia desenvolve a qualidade de vida e espiritualidade das pessoas, promovendo um alinhamento energético. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é possível praticar a atividade de graça.
O Instituto de Educação Física e Desportos promove aulas às quintas-feiras das 11h às 12h e das 17h às 18h. A aula acontece no 9º andar, na sala 15.914, no Bloco F. Mais informações através do email projetos.ginastica@gmail.com.
reprodução
reprodução
Aulas acontecem às quintas

Fonte: http://catracalivre.com.br/rio/saude-bem-estar/indicacao/dancaterapia-na-uerj/

UERJ tem semana Vinícius de Moraes



Entre 16 e 18 de outubro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) recebe a semana Vinicius de Moraes, que homenageia o centenário do poeta.  Musicais, exibição de filme e debate estão na programação. As atrações acontecem no Centro Cultural da UERJ e Teatro Odylo Costa Filho, com entradas gratuitas e abertas ao público em geral.
Abrindo as comemorações, no dia 16, a turma do módulo II da Oficina de Canto e Técnica Vocal da COART apresenta algumas canções de grandes parcerias de Vinícius, às 18h30 no Salão 2 do Centro Cultural da UERJ. . E, logo após, a Roda de Choro da UERJ toma conta do espaço.
No dia seguinte, 17, acontece a exibição do documentário “MPB Especial Vinícius de Moraes “(1973) de Fernando Faro, às 18h30, no Auditório Cartola .  Fechando a programação,  no dia 18, o Teatro Odylo Costa, filho recebe o show “Sérgio Dumont em 100 anos de Vinícius de Moraes”, às 19h.
Reprodução
Reprodução
Show, debate e documentário estão na programação

Professor vai morar um ano em uma lixeira

Objetivo de Jeff Wolson, professor de ciência ambiental, é provar que um estilo de vida de baixo impacto pode ser viável

O que faz de uma casa uma casa? Quatro paredes e um teto? Alguns móveis agradáveis​​? Talvez um pouco de água encanada? Para o Dr. Jeff Wilson, um professor de ciência ambiental do Texas, uma casa pode ser feita em algo tão pouco convencional como uma lixeira. Ele é o protagonista de um experimento universitário chamado “Dumpster Project”, que pretende revelar como é viver em uma lixeira durante um ano inteiro, sem todas as comodidades modernas com as quais estamos acostumados.
divulgação dumpster project
divulgação dumpster project
A partir deste mês, o professor vai ficar um ano dentro de sua “casa” de 3m² para mostrar que é possível viver com pouco.
A ideia surgiu quando o contrato do aluguel do apartamento de Wilson venceu e ele teve que se desfazer da maioria de seus bens. O professor passou sete meses dormindo no chão de seu escritório naHuston Tillotson University, tempo que aproveitou para preparar o Dumpster Project. Sua intenção é que a experiência de viver em uma caçamba de 3m² por um ano inteiro seja útil para testar e mostrar para seus alunos um método de vida de baixo impacto.
A nova “casa” vai ser higienizada, terá a segurança reforçada e vai ganhar um sistema para filtrar a água de um lago próximo à cidade. Futuramente ela ainda pode ganhar lâmpadas eficientes, isolamento térmico e banheiros produtores de energia. O objetivo de Wilson é que, uma vez pronta, a lixeira rode o país para incentivar outras universidades a estudarem o estilo de vida sem luxos.
divulgação dumpster project
divulgação dumpster project
O “Professor Lixeira” exibe a entrada de sua nova moradia. Ele pretende viajar com ela e exibi-la para outros estudantes quando ela estiver melhor equipada.